fbpx

 

Aleitamento Artificial

13 de janeiro de 2025por Dra Marcia

Define-se aleitamento artificial todo método utilizado para fornecer leite ao bebê que não seja feito através do peito.

O aleitamento artificial só deve ser adotado quando da total impossibilidade do aleitamento natural, em casos de indicação estrita e não, de forma aleatória, pois nada é melhor para a criança, com raras exceções.

O método mais utilizado ainda hoje, no Brasil e em vários outros países, é o feito com o uso de mamadeira. Existem diversas marcas de mamadeira no mercado, podendo ser tanto nacionais quanto importadas.  Elas podem ter bico de látex ou silicone, de forma anatômica ou ortodôntica e de tamanhos que variam com a idade do bebê. O interessante é ter uma variedade delas para que o consumidor possa encontrar a alternativa que seja mais indicada para o seu bebê.

Deve-se recomendar sua retirada na mesma época do início do desmame, por volta dos seis meses de idade.   Ela só deve ser utilizada para substituir a amamentação, nos casos de impossibilidade.  Uma vez que aos seis meses começa-se a diminuir a freqüência de mamadas ao peito, deve-se seguir a mesma filosofia em relação à mamadeira, diminuindo progressivamente seu uso e substituindo-a por copos apropriados para que a criança não necessite mais da mamadeira para ingestão de líquidos.

Nos últimos anos o uso de copos tem sido estimulado o mais cedo possível, de forma a substituir, ou até mesmo evitar, o uso da mamadeira.  Tem-se observado boa aceitação destes por crianças com poucos meses de vida.  Neste caso o copinho é inclinado de forma que o leite somente toque os lábios do bebê.   Assim o bebê será estimulado a colocar a língua dentro do copinho de forma a alcançar o leite.   Aos poucos o bebê vai desenvolvendo o reflexo de sorver o leite, adaptando-se, mais e mais a este tipo de aleitamento.

Em casos onde o recém-nascido esta sendo amamentado e precisa de suplemento de leite, o uso de copo para proceder ao aleitamento artificial é mais indicado que o uso de mamadeira uma vez que não causa conflito entre os bicos pelo bebê.

Existem vários tipos de copos que podem ser recomendados aos bebês e crianças. Eles podem ter bucal com um ou mais furos, com ou sem válvula interna, também chamado de copo de transição ou podem ter canudo. Existem copos comuns, sem tampas, desenvolvidos com desenhos e imagens que estimulem a criança a usá-los.

Quanto ao desmame, pediatras e odontopediatras recomendam que seja feito de forma gradativa e progressiva, retirando-se o aleitamento natural ou o artificial de acordo com as mudanças de hábito alimentar.   Deve-se estimular a criança a utilizar copos, colheres e pratos específicos para sua idade. Para isso é importante que estes sejam atraentes e bonitos.

É importante frisar a necessidade de o aleitamento, seja ele natural ou artificial, ser feito com o bebê acordado para que o alimento oferecido seja totalmente deglutido.   Quando o bebê adormecer, deve-se parar de aleitá-lo e promover a higiene da boca.   Deve-se fazer uso de gaze embebida em Solução Higienizadora, marca InPhlOral, específica para bebê, já existente no mercado; ou com lenço umedecido, da mesma marca, que já vem pronto para uso.  Desta maneira, além de auxiliar a manutenção da saúde bucal, evitando atividade de cárie, vai-se estar condicionando a criança à higienização bucal após a alimentação.

https://www.dramarciaamar.com.br/wp-content/uploads/2022/01/logo-site.png

Nossa equipe está pronta para atende-lo e garantir que você receba o melhor tratamento que você precisa.

Telefone | Whatsapp
Prêmios

Myobrace Brasil Orthomundi
Melhor Atendimento Miofuncional em 2021.

Jornada de Trabalho
bt_bb_section_top_section_coverage_image