fbpx

 

Saúde Bucal do Bebê

15 de janeiro de 2025por Dra Marcia

Fique atento à saúde bucal do seu bebê!

O cuidado com a saúde bucal inicia com o nascimento do bebê. Para isto, os pais precisam estar preparados antecipadamente para inserir esse hábito em seus filhos. Uma boa saúde da boca, principalmente dos dentes, pode evitar diversos problemas de saúde no futuro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere começar as visitas ao dentista já no primeiro ano de vida.

De acordo com a minha experiência profissional, recomendo que esta seja feita ainda durante o período pré-natal pois é interessante que as mães já aprendam como lidar com esta questão. Quanto mais cedo elas são informadas, mais elas ficam preparadas para cuidar desde cedo da saúde bucal dos seus bebês. Para isto é preciso que os produtos indicados para esta faixa etária sejam encontrados facilmente em lojas especializadas em bebês e crianças.

Os cuidados com a higiene bucal devem ser estabelecidos como uma rotina desde cedo. Assim que o bebê vai pra casa já é possível, após cada mamada, fazer a limpeza das gengivas com a Solução Higienizadora, apresentado em frasco spray ou em lenço descartável.

É o primeiro produto nacional desenvolvido especialmente para bebês e crianças que tem em sua fórmula óleos essenciais com propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Desta forma além de se realizar a higiene bucal do bebê, previne-se o aparecimento de doenças tão comuns neta fase, como por exemplo a cândida bucal.

Normalmente por volta do 6º mês de vida, aparecem os primeiros dentes.

Mas há alguns bebês que nascem com dentes, isso é normal. Outros ainda levam até 1 ano para iniciar o desenvolvimento da dentição.

Muitas crianças apresentam grande irritação durante esta fase. Deve-se indicar a massagem gengival utilizando-se a Solução da InPhlOral pois ela também é analgésica, aliviando bastante o desconforto do bebê. Também são indicadas as dedeiras de silicone ou as luvas desenvolvidas pela MAM que podem ser utilizada pela mãe para este fim.

Mordedores também auxiliam as crianças durante a fase de erupção dos dentes. Existem várias marcas muito conhecidas (Nuk, MAM, Lillo entre outras) que os desenvolvem podendo ter várias formas e diferentes materiais.  O importante é observar o tamanho do produto para ficar mais fácil de se adaptar ao do tamanho da boca da criança.

Quando os dentes estiverem presentes é importante iniciar a escovação dos mesmos.

Desenvolvi uma pesquisa comparando a eficácia da escovação em bebês de 6 a 36 meses de idade, utilizando-se três tipos diferentes de aparatos:  dedeira de silicone, escova de dentes infantil tradicional e escova elétrica.

Foi feita comparação de cada método para remoção da placa dental em cada criança. A dedeira de silicone foi a mais insatisfatória para esta finalidade pois a placa se espalhava pelo dente e não era removida.

As escovas foram as mais eficazes, em especial a escova elétrica, que apresentou a menor rejeição entre as crianças acompanhadas.

Existem várias escovas atualmente no mercado que são muito bonitas além de eficientes para promover a remoção da placa dental. Mascar como MAM, Oral B kids, Colgate entre outras podem ser utilizadas com tranquilidade pelos pais ao fazerem a escovação nos bebês.

Mas, fica a dica: até os seis anos de idade a criança NÃO é capaz de realizar a escovação corretamente, por ela mesma! Os pais precisam sempre colaborar neste momento finalizando este processo.  Somente aos oito anos de idade as crianças já podem executar o processo sozinhas com menor supervisão dos pais!

https://www.dramarciaamar.com.br/wp-content/uploads/2022/01/logo-site.png

Nossa equipe está pronta para atende-lo e garantir que você receba o melhor tratamento que você precisa.

Telefone | Whatsapp
Prêmios

Myobrace Brasil Orthomundi
Melhor Atendimento Miofuncional em 2021.

Jornada de Trabalho
bt_bb_section_top_section_coverage_image